Norton Family Aviso de Privacidade
Com efeito a 14 de Julho de 2014


Levamos a sua privacidade muito a sério. Este documento foi criado para ajudá-lo a compreender quais as informações que recolhemos, a seu respeito e a respeito da sua família, e aquilo que fazemos com essas informações em relação à sua utilização dos Serviços Premier Norton Family ou Norton Family (“Norton Family”).


Este documento inclui as seguintes secções:

Perguntas Mais Frequentes

Norton Family Aviso de Privacidade

Perguntas Mais Frequentes

Quem é a Symantec e onde está localizada?
A Symantec Corporation está localizada nos Estados Unidos. Recolhemos e armazenamos as suas informações pessoais nos EUA.


O que sabe a Symantec acerca de mim?
Quando os pais se registam no Norton Family, perguntamos o seu nome, endereço de e-mail e palavra-passe para proteção da sua conta.


Quando os pais configuram o Norton Family, solicitamos algumas informações sobre os seus filhos, como nome, sexo e idade. Também solicitamos informações opcionais, que podem incluir os últimos seis dígitos do número da segurança social ou o Número de Identificação Nacional, endereço de e-mail, número de telefone e nome da escola. Solicitamos aos pais as informações acima listadas para os ajudar a manter os seus filhos seguros online e para evitar que as crianças partilhem entre si algumas informações.


Dependendo da forma como os pais configuram as definições, o Norton Family recolhe informações sobre o que os seus filhos fazem online, por exemplo:

  • websites que os seus filhos visitam ou tentam visitar;
  • termos de pesquisa online que os seus filhos utilizam;
  • aplicações que transferem para o seu dispositivo móvel;
  • o tempo que os seus filhos passam nos sites das redes sociais e em geral no computador e/ou online.

Como funcionam a Supervisão de Mensagens SMS e a Supervisão de Localização?
Dependendo da região onde está localizado, poderemos fornecer um serviço de Supervisão de Mensagens SMS que bloqueia ou monitoriza mensagens de texto (“SMS”) ou multimédia (“MMS”) enviadas e recebidas do número de telemóvel do seu filho assim como um serviço de Monitorização de Localização. Por predefinição, a Supervisão de Mensagens SMS e Supervisão de Localização estão desligadas. O Norton Family principal deve ligar em separado a Supervisão de Mensagens SMS e/ou a Supervisão de Localização.


Antes de iniciar a monitorização das mensagens por SMS ou MMS que envia e/ou recebe, iremos enviar-lhe uma mensagem SMS para o seu telemóvel, alertando-o de que vamos gravar e monitorizar o conteúdo das mensagens SMS que troca. Se, depois de receber a mensagem SMS, continuar a trocar mensagens SMS, será considerado que consentiu na gravação e monitorização das mensagens de acordo com os objetivos descritos neste Aviso. Iremos fornecer o mesmo alerta de mensagem SMS uma vez por mês, sempre que existir uma nova conversação.


Se um pai escolher bloquear todas as mensagens SMS ou MMS ou uma mensagem para um amigo específico, alertamos a criança e enviamos uma mensagem SMS para o amigo a indicar que as mensagens estão bloqueadas e que a mensagem não pode ser entregue. Não gravamos texto ou multimédia de conversações bloqueadas, mas registamos os eventos, incluindo o nome e número de telefone das partes.


Se os pais Norton Family escolherem ativar a Supervisão de Localização, localizamos o dispositivo móvel da criança usando o seu Sistema de Posicionamento Global (GPS). Se a Supervisão de Localização estiver ativada, a criança será notificada através das Regras de Casa, acessíveis na aplicação móvel Norton Family instalada no telemóvel da criança.


O que faz a Symantec com as informações sobre mim?
  • Utilizamos as informações dos pais para configurar uma Conta Norton que serve para comunicar com eles e para fornecer informações sobre o produto, de acordo com a permissão dos pais.
  • Processamos as informações de atividade online da criança, disponibilizando um relatório aos seus pais, para que o utilizem de forma a que a criança respeite as Regras de Casa. Os pais são encorajados a atualizarem as Regras de Casa. Para saber mais sobre as Regras de Casa, clique no ícone do Norton Family na parte inferior do ecrã do seu dispositivo.
  • Utilizamos os números de telemóvel para fornecer monitorização de SMS e MMS (“Supervisão de Mensagens SMS”).
  • Fornecemos informações recolhidas através do serviço de Supervisão de Mensagens SMS aos pais, de forma a permitir-lhes rever as conversações por SMS dos seus filhos e a permitir ou bloquear as conversações com determinados amigos.
  • Utilizamos as informações que nos são fornecidas pelos pais sobre os seus filhos de forma a evitar que as informações sejam enviadas ou partilhadas com outras pessoas.
  • Utilizamos GPS no dispositivo móvel da criança de forma a fornecer informações de localização aos seus pais dentro do serviço Supervisão de Localização. A localização é recolhida apenas se os pais solicitarem estas informações e nenhum histórico de localização é guardado.

Tenho que fornecer à Symantec informações sobre mim?
Se não nos fornecer as informações para configurar uma Conta Norton, não é possível ativar Norton Family. As informações solicitadas durante a configuração de Norton Family não são obrigatórias, mas só poderemos proteger as informações que nos forem fornecidas. Se Norton Family ou algumas das suas funcionalidades não forem instaladas, ativadas e/ou executadas no telemóvel do seu filho, não teremos o número de telemóvel do seu filho e não nos será possível fornecer serviços baseados em telemóvel, tais como a monitorização web, a monitorização de mensagens, a monitorização da aplicação e/ou a supervisão de localização.


E se eu quiser aceder às informações sobre mim?
Pode visualizar e atualizar grande parte das suas informações através da sua Norton Account. Sob determinadas circunstâncias, poderá solicitar a remoção de informações imprecisas ou incorretas que temos sobre si. Iremos responder aos seus pedidos de acesso ou eliminação de informações sobre si dentro de 30 dias.


Escreva-nos:      Symantec Corporation - Privacy Program Office

                        350 Ellis Street

                        P.O. Box 7011

                        Mountain View, CA 94043

                        U.S.A.

Contacte-nos através do:            1-650-527-8000

Envie-nos um e-mail para:          NortonFamilyPrivacy@symantec.com ou

                        privacy@symantec.com


Se estiver localizado na Área Económica Europeia:

Escreva-nos para:      Symantec Limited-Care of the UK and Ireland Legal Team

                        350 Brook Drive

                        Green Park, Reading, Berkshire, England, RG2 6UH


Aviso de privacidade do Norton Family

Âmbito
Este Aviso de Privacidade aplica-se a este Web site, ao software cliente Norton Family relacionado, que deve estar instalado nos computador ou dispositivos móveis de modo a poder utilizar este serviço, assim como à sua utilização dos Serviços Premier Norton Family ou Norton Family (“Norton Family”). Para visualizar a Declaração de Privacidade Completa que é aplicável a outros Web sites da Symantec, clique aqui


Informações que recolhemos acerca de si
Para utilizar Norton Family, é necessário criar primeiro uma Conta Norton neste Web site. Para criar uma Conta Norton, é-lhe solicitado que forneça o seu nome, o seu endereço de e-mail e que escolha uma palavra-passe para proteger a sua conta.


Informações que recolhemos acerca dos seus filhos
Para poder desempenhar a sua função, Norton Family deve recolher e analisar informações sobre as atividades online do seu filho. Com base na forma como configura as suas definições existem dois tipos de informação que recolhemos sobre o seu filho.


Informações de perfil. Inicialmente, para configurar os serviços para cada filho, é-lhe solicitado que forneça as seguintes informações para cada um deles: nome e data de nascimento. Utilizamos a data de nascimento como uma ajuda para configurarmos automaticamente o produto com base na idade dos seus filhos. É-lhe também solicitado que forneça, opcionalmente, as seguintes informações: os últimos seis (6) dígitos do respetivo número do bilhete de identidade (número da social segurança), número de telefone, endereço de e-mail e nome do estabelecimento de ensino. Estas informações serão apenas necessárias se pretender que não sejam partilhadas ou utilizadas indevidamente pelos seus filhos, e se pretender que o informemos sobre estes incidentes e utilização indevida. Se ativar o serviço de Supervisão de Mensagens SMS Norton Family e instalar o Norton Family no dispositivo móvel do seu filho, estará a fornecer-nos o número de telemóvel do seu filho, também lhe será solicitado que crie um nome de utilizador para cada filho. Precisamos desta informação para monitorizar as conversas por SMS e trocas de MMS recebidas e efetuadas a partir do dispositivo móvel do seu filho, para fornecer informações relativas à localização do dispositivo móvel do seu filho e para assim fornecer as notificações necessárias.


Informações sobre atividade. Quando o seu filho estiver configurado no nosso serviço, o nosso software cliente Norton Family (que funciona no seu computador de casa e no dispositivo do seu filho) vai recolher informações sobre as atividades online e do dispositivo móvel do seu filho. O software de cliente Norton Family indica sempre aos seus filhos que está em funcionamento, e as Regras de casa são sempre claras sobre as informações que estão a ser recolhidas sobre eles.


Estas incluem informações acerca de:

  • os Web sites que o seu filho visita e aqueles cuja visita bloqueámos;
  • os termos de procura online que o seu filho utiliza;
  • a atividade do seu filho nas redes sociais;
  • o tempo que o seu filho despende com o computador e online;
  • os vídeos que o seu filho vê no YouTube.com se tiver ativada a Monitorização de Vídeos;
  • as aplicações que o seu filho instala ou desinstala no seu dispositivo, se tiver ativada a Monitorização da Aplicação.

Se os pais Norton Family ativarem a Supervisão de Mensagens SMS e/ou a Supervisão de Localização, também recolhemos:

  • o número de telemóvel da criança que está a ser monitorizada e os números de telemóvel dos amigos com quem troca comunicações por SMS e MMS;
  • o conteúdo de toda a conversação por SMS (nas trocas MMS, não gravamos nem capturamos qualquer conteúdo multimédia trocado, apenas que teve lugar um MMS);
  • o nome do livro de endereços associado ao número de telemóvel, se disponível;
  • a data/hora da conversação;
  • o registo de eventos da mensagens por SMS/MMS bloqueadas e/ou
  • a localização do dispositivo da criança.

Também recolhemos informações sobre se a instalação do software de cliente Norton Family no seu computador foi ou não bem-sucedida. Utilizamos estas informações com o objetivo de avaliar e melhorar a nossa taxa de sucesso de instalação de produto. Estas informações não serão correlacionadas com quaisquer informações pessoais identificáveis.


Como utilizamos as informações acerca de si
Utilizamos as informações acerca de si para:

  • ajudá-lo a monitorizar e supervisionar as atividades do dispositivo móvel e online do seu filho;
  • identificá-lo a si e ao seu filho no nosso serviço;
  • ajudá-lo a impor as regras sobre as atividades do dispositivo móvel e online que julgar apropriadas;
  • ajudá-lo a detetar uma utilização indevida das suas informações pessoais identificáveis e reportar-lhe essa utilização indevida;
  • comunicar consigo e com o seu filho de forma a fornecer o serviço e
  • enviar-lhe informações promocionais, de acordo com a sua permissão, tal como exigido pela lei aplicável.

Para além disso, dependendo de onde vive e da forma como configura as suas definições, também podemos utilizar as informações acerca de si para:

  • lhe fornecer a possibilidade de rever determinadas informações relacionadas com as conversações por SMS/MMS do seu filho;
  • permitir ou bloquear as conversações por SMS/MMS com determinados amigos e
  • registar a localização do dispositivo móvel da criança.

Com exceção do que é necessário reportar-lhe, como tutor do seu filho, não utilizamos as informações sobre o seu filho para o identificar ou monitorizar os seus hábitos de navegação web. Também não monitorizamos os seus hábitos de navegação web. Não vendemos, alugamos, nem de outra forma oferecemos informações pessoais ou informações pessoais identificáveis a terceiros com objetivos comerciais.


Como partilhamos as informações acerca de si
Somos uma organização global e podemos armazenar e processar informações acerca de si noutros países, incluindo países que possam ter leis de proteção de dados menos protetoras do que o país em que está localizado (incluindo a União Europeia). Utilizamos os serviços de contratantes exteriores que nos fornecem serviços. Estes podem ser utilizados no envio de produtos, fornecimento de suporte técnico ou processamento de encomendas. Exigimos que estes contratantes mantenham as informações pessoais dos nossos clientes seguras e confidenciais. Também exigimos que estes contratantes utilizem informações pessoais apenas em nossa representação.


Informamos que, em determinadas circunstâncias, poderá ser necessário que a Symantec divulgue as suas informações pessoais a representantes estatais ou de outra forma, em cumprimento de obrigações legais.


Como protegemos as informações acerca de si
Tomamos as medidas administrativas, técnicas, físicas e de segurança processuais necessárias, de forma consistente com as práticas de informação internacionais, incluindo encriptação das suas informações durante a transmissão, de forma a proteger as suas informações pessoais.


Supervisão de Mensagens SMS e Supervisão de Localização
O serviço de Supervisão de Mensagens SMS recolhe o número de telefone de amigos que trocam mensagens com a criança que está a ser monitorizada e regista o conteúdo das mensagens por SMS trocadas. No caso das mensagens por MMS, o serviço regista o evento, mas não o conteúdo multimédia. O serviço de Supervisão de Mensagens SMS também grava um registo de eventos de mensagens por SMS/MMS bloqueadas. O Norton Family não consegue bloquear, monitorizar ou gravar mensagens enviadas através de aplicações terceiras.


A funcionalidade de Supervisão de Localização localiza o dispositivo móvel da criança através do seu Sistema de Posicionamento Global (GPS). Apenas localizamos o dispositivo móvel da criança e apresentamos a localização GPS do dispositivo num mapa a pedido do pai Norton Family. Não armazenamos o evento nem mantemos o histórico de localização do dispositivo.


Por predefinição, a Supervisão de Mensagens SMS e a Supervisão de Localização estão desativadas. Os pais devem, separadamente, ativar o serviço de Supervisão de Mensagens SMS e a Supervisão de Localização. De salientar que a monitorização de trocas por SMS e MMS e/ou a localização e utilização de quaisquer registos dessa monitorização pode ser restringida pelas leis locais aplicáveis a si. Recomendamos que questione as autoridades locais antes de ativar esta funcionalidade.


Cookies
Tal como a maioria dos Web sites, utilizamos cookies. Um cookie é um ficheiro de texto único que um Web site pode enviar para o seu browser. Os cookies permitem que um Web site apresente informações adequadas ao utilizador, com base nas suas preferências de navegação e atividades do mesmo.


Utilizamos um cookie de "sessão" para identificar uma visita sua em particular ao nosso site, sem o qual, cada página lhe solicitaria que fornecesse o seu nome de início de sessão e palavra-passe. Os cookies de sessão expiram após um curto espaço de tempo ou quando encerrar o seu browser web. Se as definições do seu browser não permitirem cookies, não poderá utilizar o nosso website.


Podemos também utilizar cookies para rastrear a sua visita ao nosso website. Podemos recolher informações, incluindo o seu endereço IP, num formulário que pode ser pessoalmente identificável. No entanto, estas informações apenas serão usadas com objetivo de análise. Se o seu endereço IP for recolhido, será mantido pelo período de tempo restrito necessário para análise, sendo depois tornado anónimo e eliminado.


Através dos métodos de rastreio acima abordados, podemos rastrear nomes de domínio, endereços IP e tipos de browser de pessoas que visitam o nosso site. Utilizamos estas informações para rastrear padrões de tráfego agregado por todo o nosso website. Estas informações não se relacionam com quaisquer informações pessoais.


Websites Terceiros
Durante a utilização do Norton Family, pode aceder, ou o seu filho, a websites com avisos de privacidade próprios sobre a recolha e utilização de informações pessoais. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de terceiros.


Recomendação a um amigo
Se tiver escolhido utilizar o nosso serviço de referência para falar a um amigo sobre o Norton Family, solicitamos-lhe o nome e endereço de e-mail do seu amigo com o objetivo de ativar um e-mail de referência a enviar ao seu amigo. Não armazenamos o nome e o endereço de e-mail do seu amigo depois de o e-mail de referência ser enviado.


Preferências de Comunicação
Fornecemos várias maneiras para que possa escolher se gostaria de receber comunicações adicionais nossas. Podemos oferecer-lhe estas escolhas na altura em que nos deu as informações acerca de si. Se estiver numa página web Norton Family que requeira que as informações pessoais sejam submetidas, mas que não disponibilize escolhas de comunicação ou se quiser alterar as suas preferências de informação que forneceu anteriormente, contate-nos através de qualquer um dos meios abaixo listados.


Acesso, atualização ou correção das suas informações
As leis aplicáveis no seu país podem-lhe conceder o direito de nos contactar para atualizar, corrigir e solicitar a remoção de informações pessoais imprecisas que tivermos sobre si ou o seu filho.


Pode rever as informações pessoais que nos forneceu e efetuar as alterações desejadas a essas informações ou às definições da sua conta Norton Family, em qualquer altura iniciando sessão na sua conta no website Norton Family e editando as informações na sua página de perfil ou na(s) página(s) de perfil dos seus filhos.


Se fechar a sua conta Norton Family, o seu nome e outras informações pessoalmente identificáveis serão removidos da nossa base de dados. Poderemos conservar determinados dados fornecidos pelo utilizador caso seja necessário impedir fraudes ou abusos futuros, ou para fins legítimos da nossa actividade, como a análise de dados agregados e pessoalmente não identificáveis, ou em caso de exigência legal.


Contacte-nos
Pode visualizar e atualizar grande parte das suas informações através da sua Norton Account. Sob determinadas circunstâncias, poderá solicitar a remoção de informações imprecisas ou incorretas que temos sobre si. Iremos responder aos seus pedidos de acesso ou eliminação de informações sobre si dentro de 30 dias.


Escreva-nos:      Symantec Corporation - Privacy Program Office

                        350 Ellis Street

                        P.O. Box 7011

                        Mountain View, CA 94043

                        U.S.A.

Contacte-nos através do:            1-650-527-8000

Envie-nos um e-mail para:          NortonFamilyPrivacy@symantec.com ou

                        privacy@symantec.com


Se estiver localizado na Área Económica Europeia:

Escreva-nos para:      Symantec Limited-Care of the UK and Ireland Legal Team

                        350 Brook Drive

                        Green Park, Reading, Berkshire, England, RG2 6UH


Alterações a este Aviso
Reservamo-nos o direito de rever ou modificar este Aviso. Nesse caso, iremos publicar um aviso em posição de destaque neste website antes de a alteração se tornar efetiva. Se a alteração tiver como efeito a introdução de um objetivo para uso das suas informações pessoais, que seja inconsistente com este aviso, e se exigido pela lei aplicável, iremos notificá-lo ou fornecer-lhe uma oportunidade de rejeitar esse uso.