Já é um membro Norton? 

Serviços Norton Family -- Aviso de Privacidade

Em vigor em: 31 de Maio de 2010

Levamos a sua privacidade muito a sério. Este documento foi criado para ajudá-lo a compreender quais as informações que recolhemos, a seu respeito e a respeito da sua família, e aquilo que fazemos com essas informações.

Aviso de privacidade resumido

Quem somos e onde estamos

A Symantec Corporation está localizada nos Estados Unidos. Recolhemos e armazenamos as suas informações pessoais nos Estados Unidos da América. As informações são sempre encriptadas.

O que sabemos aseu respeito

Quando os pais subscrevem Norton Family, é-lhes solicitado o nome, o endereço de e-mail e a palavra-passe para proteger a sua conta.


Quando os pais configuram Norton Family, são solicitadas algumas informações sobre os seus filhos, como o nome, sexo e idade. Solicitamos igualmente algumas informações opcionais, que incluem os últimos seis dígitos do número da social segurança ou do número do cartão do cidadão, o endereço de e-mail, o número de telefone e o nome do estabelecimento de ensino. Se os pais Premier do Norton Family ativarem a Monitorização de Mensagens, iremos também recolher o número do telemóvel dos seus filhos e os números dos telemóveis dos amigos com os quais eles trocam mensagens de texto (SMS) e de multimédia (MMS).


Quando o Norton Family está em funcionamento, segue as instruções dos pais e recolhe informações sobre o que os seus filhos estão a fazer online como, por exemplo, os Web sites que as crianças visitam ou tentam visitar, os itens de pesquisa online que os filhos usam, as aplicações que transferem para o seu dispositivo Android, os nomes de ecrãs que os filhos e os seus amigos usam durante o chat online, o tempo passado em chat online e, se os pais assim pretenderem, o texto das conversações online, o tempo passado em redes sociais e a utilização geral do computador e online. Se os pais optarem por monitorizar as mensagens de texto com a Monitorização de Mensagens, iremos enviar uma mensagem de texto à criança e ao outro elemento que participar na conversação, notificando-os que a sua conversação SMS será gravada e monitorizada e que, ao continuar a conversação, as partes consentem a gravação e monitorização. Se a criança e o outro elemento que participar na conversação concordarem com a gravação e monitorização da conversação por SMS, iremos gravar a totalidade da conversação, o número do telemóvel do outro elemento participante da conversação, o nome no livro de endereços associado ao número de telemóvel (se disponível) e a data/marca temporal da conversação. Relativamente às conversações através de mensagens multimédia, iremos gravar o número de telemóvel do outro elemento participante da conversação, o nome do livro de endereços (se disponível) e a data/marca temporal de cada mensagem trocada. Não iremos gravar ou registar quaisquer dados multimédia trocados. Iremos disponibilizar a mesma mensagem de texto uma vez por dia sempre que a criança e um amigo autorizado iniciarem uma nova conversação. Se um pai optar por bloquear todos os chats ou o chat com um amigo específico, iremos enviar à criança e ao amigo uma mensagem de texto indicando que a troca de mensagens se encontra bloqueada e que a mensagem não pode ser entregue. Não gravamos o texto ou os elementos multimédia de conversações bloqueadas, mas registamos os eventos, incluindo o nome e o número de telefone das partes.

Aquilo que fazemos com as informações

Utilizamos as informações dos pais para configurar uma Conta Norton que serve para comunicar com eles e para fornecer informações sobre o produto, de acordo com a permissão dos pais.


Utilizamos as informações que nos foram fornecidas pelos pais sobre os seus filhos para evitar que as informações sejam enviadas ou partilhadas com outras pessoas. Utilizamos números de telemóvel para proporcionar uma monitorização de SMS e MMS no âmbito do serviço de Monitorização de Mensagens.


Processamos as informações de actividade online dos filhos para fornecer um relatório aos pais, que poderão utilizá-lo para fazer com que os filhos respeitem as Regras de casa. Os pais são incentivados a actualizar as Regras de casa. Se pretender saber mais sobre as Regras de casa, clique no ícone "Pegada de cão", na parte inferior do seu ecrã em qualquer altura. As informações recolhidas através do serviço de Monitorização de Mensagens são utilizadas para dar aos pais a possibilidade de analisar o texto das conversações dos seus filhos e bloquear a conversação com determinados amigos.

É necessário fornecer-nos as informações?

Se não nos fornecer as informações para configurar uma Conta Norton, não é possível ativar o serviço Norton Family. As informações solicitadas durante a configuração de Norton Family não são obrigatórias, mas só poderemos proteger as informações que nos forem fornecidas. Se o Norton Family não estiver instalado, ativado e a ser executado no dispositivo Android da criança, não teremos o número do telemóvel da criança e não poderemos prestar serviços baseados em telemóveis, tais como a monitorização Web, a monitorização de mensagens ou a monitorização de aplicações.

Pode perguntar-nos aquilo que sabemos a seu respeito

Em conformidade com a legislação do seu país, tem o direito de contactar-nos para perguntar aquilo que sabemos sobre si, ou para deixarmos de utilizar as suas informações, enviando uma mensagem para NortonOnlineFamilyPrivacy@symantec.com ou para privacy@symantec.com, ou escrevendo para Symantec Corporation - Privacy Mailbox, 350 Ellis Street, PO Box 7011 Mountain View, CA 94043 U.S.A, ou ligando para o apoio ao cliente através do +1 650 527 8000

Aviso de privacidade do Norton Family

Âmbito

Este Aviso de privacidade aplica-se ao serviço Norton Family, que inclui este Web site e o software de cliente Norton Family relacionado, que terá de ser instalado nos seus computadores para utilizar o serviço.


Quanto ao aviso de privacidade que se aplica a outros Web sites públicos da Symantec, clique aqui

Recolha de informações

Informações acerca do utilizador

Para utilizar Norton Family, é necessário criar uma Conta Norton neste Web site em primeiro lugar. Para criar uma Conta Norton, é-lhe solicitado que forneça o seu nome, o seu endereço de e-mail e que escolha uma palavra-passe para proteger a sua conta.

Informações acerca dos seus filhos

Para fazer o respectivo trabalho, Norton Family tem de recolher e analisar informações sobre as actividades online dos seus filhos.


Com base nas suas definições, existem dois tipos de informação que recolhemos sobre os seus filhos.


  • Informações de perfil. Inicialmente, para configurar cada criança, é-lhe solicitado que forneça as seguintes informações sobre cada uma delas: nome e data de nascimento. Utilizamos a data de nascimento para nos ajudar a configurar automaticamente o produto com base na idade dos seus filhos. É-lhe também solicitado que forneça opcionalmente as seguintes informações: os últimos seis (6) dígitos do respetivo número do cartão do cidadão (número da social segurança), número de telefone, endereço de e-mail e nome do estabelecimento de ensino. Estas informações serão apenas necessárias se pretender que não sejam partilhadas ou utilizadas indevidamente pelos seus filhos, e se pretender que o informemos sobre estes incidentes e utilização indevida. Se ativar a Monitorização de Mensagens e instalar o Norton Family para Android no dispositivo Android da criança, estará a fornecer-nos o número do telefone sem fios da criança. Precisamos destas informações para monitorizar a troca de mensagens de texto e multimédia de e para o seu telefone sem fios, fornecendo as notificações necessárias.

  • Informações sobre a atividade. . Assim que os seus filhos estiverem configurados no nosso serviço, o nosso software de cliente Norton Family (executado nos seus computadores pessoais e no dispositivo Android da criança) vai recolher informações sobre as atividades online e do telemóvel dos seus filhos.

    Estas incluem informações acerca de:

    • websites visitados pelos seus filhos e aqueles cujo acesso bloqueamos.
    • termos de busca online que utilizam
    • actividade em redes sociais
    • a quantidade de tempo que os seus filhos passam em frente ao computador e online
    • os vídeos que os seus filhos viram no YouTube.com se possuir uma subscrição Norton Family Premier e a Monitorização de Vídeo estiver activada
    • o número do telemóvel e o nome do livro de endereços (se disponível) do seu amigo, o tempo passado a trocar mensagens SMS e multimédia e, se assim desejar, o texto da conversação SMS se tiver uma subscrição de Norton Family Premier e activar a Monitorização de Mensagens.
    • as aplicações que o seu filho instalar ou desinstalar no seu dispositivo Android se possuir uma subscrição Norton Family Premier e activar a Monitorização da Aplicação.

    Estas informações serão encriptadas com o nível mais elevado de encriptação e serão enviadas para os nossos servidores nos Estados Unidos. Aí, são mantidas sempre encriptadas e são utilizadas para lhe fornecer informações resumidas sobre as atividades online dos seus filhos. O software de cliente Norton Family indica sempre aos seus filhos que está em funcionamento, e as Regras de casa são sempre claras sobre as informações que estão a ser recolhidas sobre eles.


    Note que a monitorização de conversas online (como comunicações por mensagens instantâneas) e a utilização de quaisquer registos sobre essa monitorização podem ser restritas pela legislação local aplicável ao seu caso. Recomendamos que se informe antes de activar esta funcionalidade.


    As informações recolhidas, tal como mencionado acima, são necessárias para o desempenho do serviço Norton Family e/ou para optimizar a funcionalidade do serviço, e podem ser transferidas para a Symantec nos Estados Unidos ou noutros países que tenham leis de protecção de dados menos rígidas do que na região onde se encontra (incluindo a União Europeia).

Informações sobre a instalação do software do serviço Norton Family.

É recolhida informação sobre se a instalação do software no computador foi concluída com êxito ou não. Esta é utilizada com o intuito de avaliar e aumentar a taxa de sucesso na instalação dos produtos Symantec. Esta informação não será correlacionada com qualquer informação pessoal identificável.

Cookies

Tal como a maioria dos websites modernos, utilizamos cookies. Um cookie é um ficheiro de texto único que um website pode enviar para o software do seu browser. Os cookies permitem que um website apresente informações adequadas ao utilizador, com base nas preferências de navegação e actividades deste.


O cookie de "sessão" serve para identificar uma determinada visita do utilizador ao nosso Web site, sem isso, toda e qualquer página do Web site pedir-lhe-ia o seu nome de utilizador e a palavra-passe. Os cookies de sessão expiram ao fim de pouco tempo ou quando fecha o seu browser da Web. Se as definições do seu browser não permitirem cookies, não será possível utilizar o nosso Web site.


Podemos também utilizar cookies para monitorizar a sua visita ao nosso website. Podemos recolher informações, incluindo o seu endereço de IP, num formulário que pode ser pessoalmente identificável. Contudo, esta informação só será utilizada para fins analíticos e é limitada ao mínimo necessário para efectuar a análise. Da mesma forma, se é recolhido o endereço de IP que pode servir para identificar o utilizador, aquele será conservado pelo período de tempo restrito necessário para a análise, sendo depois tornado anónimo e eliminado.

Tráfego do website

Através dos métodos de rastreio discutidos acima, podemos rastrear nomes de domínio, endereços IP e tipos de browser de pessoas que visitam o nosso site. Utilizamos estas informações para rastrear padrões de tráfego agregado por todo o Web site da Symantec. Estas informações não se relacionam com quaisquer informações pessoais.

Utilização da informação

Norton Family é um serviço online que o ajuda a monitorizar e supervisionar as actividades online e telefónicas da sua criança. As informações pessoalmente identificáveis que optar por fornecer são utilizadas para identificá-lo a si e aos seus filhos no nosso serviço. As informações pessoalmente identificáveis dos seus filhos são também processadas por nós, para ajudá-lo a impor as regras sobre as actividades online e telefónicas que considera apropriadas. Também utilizamos essas informações para ajudar a detectar a utilização indevida das respectivas informações pessoalmente identificáveis e para informá-lo sobre essa utilização indevida.



A comunicação com o utilizador e com os seus filhos será feita pelos endereços de e-mail que nos foram fornecidos e pelos avisos publicados no nosso website.


Também podemos, periodicamente, enviar-lhe informações promocionais, de acordo com a sua permissão, tal como exigido pela legislação aplicável.


À excepção daquilo que é necessário transmitir-lhe a si, enquanto responsável pelos seus filhos, não utilizamos as informações dos seus filhos para identificá-los ou para monitorizar os respectivos hábitos de navegação na Web. Não monitorizamos os seus hábitos de navegação na Web.


Durante a utilização do serviço Norton Family, algum membro da família pode aceder a Web sites com políticas próprias sobre a recolha e utilização de informações pessoais. A Symantec não se responsabiliza pelas práticas de privacidade de terceiros.

Divulgação de informações

As informações dos seus filhos pessoalmente identificáveis nunca serão vendidas, alugadas ou de outra forma facultadas a terceiros para fins publicitários.


A Symantec utiliza os serviços de prestadores externos para nos fornecerem serviços. Podem ser utilizados para expedição de produtos, suporte técnico ou processamento de encomendas. Exigimos que estes prestadores de serviços mantenham as informações pessoais dos clientes em segurança e com confidencialidade. Exigimos também que estes prestadores de serviços utilizem as informações pessoais em nome da Symantec.


Informamos que, em determinadas circunstâncias, poderá ser necessário que a Symantec divulgue as suas informações pessoais a representantes estatais ou de outra forma, em cumprimento de obrigações legais.


Geral

Alterações ao Aviso de Privacidade

Caso aconteça uma grande modificação às nossas práticas relativas à privacidade, será publicado um aviso destacado no nosso website. Se as modificações envolverem a utilização das informações pessoalmente identificáveis do utilizador, o aviso conterá instruções para que o utilizador possa declinar tal utilização. Se o utilizador continuar a utilizar o serviço Norton Family depois de o aviso de modificação lhe ter sido enviado ou publicado no nosso website, isso constitui aceitação das práticas modificadas.

Recomendação a um amigo

Se optar por utilizar o nosso serviço de recomendação para dar a conhecer o serviço Norton Family a um amigo, ser-lhe-á solicitado o nome e o endereço de e-mail desse amigo, a fim de permitir o envio de uma mensagem electrónica de recomendação para esse amigo. A Symantec não guarda o nome e o endereço de e-mail desse amigo depois de enviar a mensagem electrónica de recomendação.

Opções de comunicação

A Symantec coloca ao seu dispor várias opções para receber comunicações adicionais enviadas por nós. Podemos informá-lo sobre estas opções quando nos fornecer as suas informações. Se estiver numa página Web do serviço Norton Family que necessite que submeta informações pessoais mas que não ofereça opções de comunicação, ou se pretender alterar as suas preferências quanto a informações previamente fornecidas por si, utilize um dos outros canais de comunicação listados abaixo

Contactar a Symantec; actualizar, corrigir ou eliminar as suas informações pessoais ou as informações pessoais dos seus filhos

A legislação aplicável do seu país permite-lhe contactar-nos para actualizar, corrigir e eliminar as suas informações pessoais. Pode rever as informações pessoais que nos forneceu e efectuar quaisquer alterações nessas informações ou nas definições da sua conta Norton Family, a qualquer momento, acedendo à sua conta no Web site Norton Family e editando as informações na sua página de perfil ou nas páginas de perfil dos seus filhos.


Se fechar a sua conta Norton Family, o seu nome e outras informações pessoalmente identificáveis serão removidos da nossa base de dados. Poderemos conservar determinados dados fornecidos pelo utilizador caso seja necessário impedir fraudes ou abusos futuros, ou para fins legítimos da nossa actividade, como a análise de dados agregados e pessoalmente não identificáveis, ou em caso de exigência legal.


Se tiver quaisquer questões ou comentários sobre este Aviso de privacidade, ou se pretender alterar as suas preferências de comunicação, actualizar, rever ou eliminar as informações pessoais que possuímos a seu respeito ou a respeito dos seus filhos, ou retirar o seu consentimento relativo à recolha, utilização ou divulgação das suas informações pessoais ou das informações pessoais dos seus filhos, contacte-nos através de uma das opções apresentadas abaixo:

Aviso de privacidade do Norton Family para os utilizadores de telefones sem fios

Com o Norton Family, a Norton, através da Symantec, disponibiliza um serviço de Monitorização de Mensagens que bloqueia ou monitoriza mensagens SMS e MMS entregues ao ou pelo seu telefone sem fios. Está a receber este aviso porque um subscritor, provavelmente um pai ou encarregado de educação, se inscreveu no Norton Family e ativou um serviço de Monitorização de Mensagens. Neste aviso descrevemos as informações que recolhemos sobre si, como as utilizamos e divulgamos.


Antes de começar a monitorizar as mensagens SMS ou MMS que enviar e/ou receber, iremos enviar-lhe uma mensagem SMS para o seu telemóvel, alertando-o de que vamos começar a registar e monitorizar o conteúdo das mensagens SMS que trocar. Se, após receber a mensagem SMS, continuar a trocar mensagens SMS, será considerado que consentiu a gravação e monitorização das mensagens com as finalidades descritas neste aviso. Relativamente à troca de mensagens MMS, iremos registar o evento mas não os elementos multimédia incluídos na mensagem MMS. Iremos disponibilizar a mesma mensagem SMS uma vez por dia cada vez que iniciar uma nova conversação.

Informações que recolhemos

Ao subscrever o nosso serviço, o subscritor do Norton Family forneceu-nos informações sobre si, tais como o número do seu telefone sem fios e o nome de utilizador que lhe foi atribuído. O serviço de Monitorização de Mensagens recolhe o número de telefone dos amigos que trocam mensagens com a criança que está a ser monitorizada pelo Norton Family e regista o texto das mensagens SMS trocadas. Quanto às mensagens MMS, a Monitorização de Mensagens irá registar o evento mas não os conteúdos multimédia. O serviço também grava o registo de eventos de mensagens SMS/MMS bloqueadas.

Utilização destas informações

Utilizamos as informações para que o subscritor da Monitorização de Mensagens do Norton Family possa analisar as conversações de texto dos seus filhos e permitir ou bloquear as conversações por SMS/MMS com certos amigos.

Partilha das suas informações

Não vendemos, alugamos, arrendamos, oferecemos ou divulgamos as suas informações a terceiros, exceto para fornecer o serviço. A finalidade do nosso serviço é partilhar as informações das suas mensagens com o subscritor do Norton Family. A Symantec é uma organização global e poderá armazenar e processar as suas informações noutros países, incluindo países que possam ter uma legislação de proteção de dados menos rigorosa do que a do país onde se encontra.

Segurança das inf.

Tomamos medidas de segurança administrativas, técnicas, físicas e processuais apropriadas, consistentes com as práticas de informação internacionais, [incluindo a encriptação das suas informações], para proteger as suas informações pessoais.

Contacte-nos

Se tiver alguma dúvida, contacte-nos em:

  • Apoio ao cliente no seu país ou região - por telefone, e-mail ou correio normal;
  • Através do Gabinete do Programa de Privacidade da Symantec:
    Symantec Corporation - Gabinete do Programa de Privacidade
    350 Ellis Street
    PO Box 7011
    Mountain View, CA 94043
    E.U.A.
    Telefone: 1 650 527 8000
    E-mail: privacy@symantec.com